O Cachos sem Neurose é um blog feito para pessoas que gostam dos cabelos cacheados e procuram dicas para cuidar de suas madeixas. O blog tem postagens novas todas as quintas-feiras as 7:00 horas da manhã. Não perca tempo, se inscreva no blog e acompanhe as dicas e resenhas que irão mudar a sua forma de cuidar dos seus cabelos! Contato: cachosemneurose@gmail.com
22/01/2015
Sobrevivendo à transição: Um ano e três meses!
Olá pessoal!
Tudo belezinha? :p
Hoje eu quero dividir com vocês uma parte da minha história capilar, mais precisamente a história do meu cabelo desde que eu comecei a usar química. Então se preparem porque hoje a conversa vai ser looooooooooonga! haha
Os meus lindos cachinhos começaram a ser "relaxados" desde os meus oito anos de idade, pois a minha mãe, que cuidava dos meus cabelos, não tinha muito conhecimento sobre como tratá-los (ela tem os cabelos ondulados, quase lisos). Meu cabelo sempre foi muito volumoso, e eu sempre sofri com isso, pois achava que ele era feio. Devido a esse volume demasiado, quando minha mãe trouxe o relaxante para passar nos meus cabelos eu simplesmente ameeei a ideia, e quis passar logo para que aquele volume "horroroso" acabasse.
Continuei passando o mesmo relaxante de seis em seis meses até completar os 11 anos de idade. Foi quando minha mãe viu que o relaxante (infantil) não estava mais controlando o volume dos meus cabelos. Depois disso as minhas madeixas passaram por vários processos químicos, como o alisamento com tioglicolato, depois veio o alisamento com guanidina, logo após foi a vez da escova definitiva, até chegar à bendita escova progressiva.
Fui escrava da escova progressiva por dois anos e meio, até que o meu cabelo sofreu um corte químico em janeiro de 2013. A principio eu não queria acreditar que meu cabelo tivesse torado por causa da progressiva, mas não tinha como não acreditar, pois esse era o único procedimento químico que eu fazia no meu cabelo. A partir desse momento eu decidi que não queria mais fazer nenhuma química no meu cabelo. Porém em abril do mesmo ano, meu tio iria casar, e a minha mãe insistiu tanto, mas taaanto, que eu acabei fazendo uma selagem antes.
A festa de casamento passou, e eu decidi, pela segunda vez, parar de tentar fazer com que meu cabelo ficasse liso. Fiquei seis meses em transição, até que minha raiz resolveu dar o ar da graça. Meu cabelo estava com duas texturas bem perceptíveis. E mais uma vez fui bombardeada com expressões de pessoas próximas que me colocavam para baixo dizendo que meu cabelo estava feio, que a "moda" era cabelo liso, que eu não combinava de cabelo cacheado, etc. Foi quando em outubro de 2013 eu fiz minha última selagem.
Meu cabelo já estava saturado de produtos, as pontas estavam sem vida, a raiz estava ressecada, e eu não queria mais isso para o meu cabelo. Já não aguentava ter que ficar passando chapinha e fazendo escova no calor que faz aqui em João Pessoa. Queria ser livre, e acima de tudo, queria que os meus cabelos voltassem a ser livres.
Comecei a investir em produtos para cabelos cacheados, fazer hidratações, umectações, e tudo o que eu tinha ao meu alcance para voltar a ter os meus cachinhos.
Hoje, com 1 ano e 3 meses em transição, eu posso dizer que a minha percepção a cerca do meu cabelo é totalmente diferente da que eu tinha há 10 anos. Amo os meus cabelos, os meus cachinhos e
acredito que todas as críticas que recebi sobre eles, só me fizeram amá-los mais.
E, para concluir esse resumão, eu queria dizer para você cacheada, que está em transição, ou não, que ame seus cachinhos independentemente de as pessoas à sua volta não gostarem ou não respeitarem a sua decisão de manter os seus cabelos naturais, mesmo que a " moda" seja outra. Você é linda, os seus cachinhos são lindos, não deixe que pessoas mal intencionadas te coloquem para baixo. Deus te fez linda e de presente ainda te deu cachinhos lindos! Aproveita!
Espero que vocês tenham gostado, e qualquer dúvida deixem nos comentários que eu prometo que eu respondo tudinho! haha
Beijoooooooooooos! :*
Assinar:
Postar comentários (Atom)



Vai cortar com quantos meses? Estou com 6 ainda e achei meu tipo de cabelo parecido com o seu. Qual é seu tipo?
ResponderExcluiro meu tbm.parece bastante com o seu mas esta muuito pouco por causa da progressiva
ResponderExcluir